- Ano: 2003
-
Fotografias:Robert Leš
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja de Nossa Senhora da Trsat é um dos locais de peregrinação mais importantes da Croácia. Segundo a lenda, os anjos transferiram o Tabernáculo da Sagrada Família de Nazaré para Trsat em 10 de maio de 1291, onde permaneceu até 1294, quando foi transferido novamente para Loreto, na Itália.
A primeira igreja foi construída no final do século XIII. Já no século XV uma nova igreja e o mosteiro franciscano foram feitos. Desde então, o complexo foi ampliado e reconstruído várias vezes.
A ideia de adicionar um Grande Salão ao complexo está relacionada à visita do Papa a cidade de Rijeka. No início de junho 2003 o Papa João Paulo II chegou a Croácia pela terceira vez. Sendo apenas o segundo Papa a visitar a Croácia (o primeiro, Alexander III naufragou no século XII), por isso, suas visitas tiveram um significado social mais amplo.
Durante sua estadia em Rijeka, ele visitou a igreja Trsat para uma oração privada, e, nessa ocasião, ele abençoou a construção do novo edifício do Mosteiro que serviria aos peregrinos e as atividades culturais.
O novo edifício está situado junto ao muro oeste, onde os edifícios de serviços foram previamente localizados. Com a reconstrução, esta nova grande entrada para os peregrinos foi criada de forma a acomodar o fluxo de pedestres, para tal, toda a parede foi rebaixada originando um novo passeio público do lado de fora.
A nova construção é composta por dois elementos: um volume genérico do hall e um pórtico de colunas que cria uma nova praça pública dentro do mosteiro. O hall é revestido de uma única superfície de tijolos com uma estrutura pixelada criada pela lacuna existente que traz luz ao corredor.
O pórtico é suportado por uma série de paredes de concreto curtas, cuja utilização funcional foi reconhecida durante a peregrinação do dia 15 de agosto de 2007, quando estes espaços foram utilizados para as confissões.